Programação


"FÉ INABALÁVEL SÓ O É A QUE PODE ENCARAR FRENTE A FRENTE A RAZÃO, EM TODAS AS ÉPOCAS DA HUMANIDADE."
___________________________________________________________________________________________________________________________________

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Que é Deus?

(Texto de Paulo Roberto Martins, publicado no Jornal Espírita de Pernambuco em julho de 2000.)

[...] "para que possamos chegar próximos a entender o que é Deus, devemos faer um esforço para idealizarmos mais ou menos o que seria o universo, começando portanto pela tomada de consciência do espaço tridimensional (comprimento, largura e altura) que ocupamos no mesmo, passando daí para a percepção do espaço nessa residência, bairro, cidade, estado, país, continente e planeta Terra com seus 40.000 Km de extensão na circunferência.
A terra faz parte de um Sistema Solar que possui apenas 9 planetas com 57 satélites, no total de 68 corpos celestes. A "grosso modo" em relação a outros astros do Sistema Solar, a Terra possui um volume 49 vezes maior que o da Lua e 1.300.000 vezes menor que o do Sol. É preciso que tenhamos noção de sua pouca importância diante do restante do universo.
Nosso Sistema Solar faz parte de uma pequena galáxia conhecida por Via Láctea, um aglomerado de cerca de 100 bilhões de estrelas com pelo menos 100 mil com vida inteligente e 1.000 com civilizações mais evoluídas que a nossa.
As últimas observações do telescópio Hubble, elevaram o número de galáxias conhecidas para 50 milhões. Em 1991, em Greenwich, na Inglaterra, o observatório localizou um Quasar (possível ninho de galáxias) com a luminosidade correspondente a 1 quatrilhão de sóis.
Diante destes números pensaríamos ter chegado na idéia do universo; ledo engano, pois estas áreas, ou melhor, volumes, representariam apenas 3% do que seria a totalidade de tudo dentro do tridimensional e espaço/tempoi como conhecemos.
...
E aí ? Será que conseguimos chegar perto da idéia de concepção e tamanho da obra de Deus, para tentar entendê-lo ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário